Adega de Pegões Alicante Bouschet (2008)

Pelas reviews que aqui tenho feito refiro-me sempre a esta casta como o Magnifico Alicante Bouschet… é efectivamente uma das minhas castas de eleição.

É uma casta de origem francesa, mas que já é considerada por alguns enólogos como portuguesa devido ao número de hectares plantados no nosso país, e também por ser onde se dá melhor.

Resultou no cruzamento da casta Grenache com a Petit Bouschet, é uma casta tintureira muito utilizada em lotes pois pelas suas características empresta grande cor e consistência aos vinhos bem como enorme potencial de envelhecimento.

Alem de vinhos poderosos, é capaz de fazer vinhos bem elegantes. Há ainda uma variedade bastante rara desta casta em que a polpa da uva é branca…. Só conheço um vinho feito desta variedade, mas não é este…

Este é produzido em solos arenosos da região de Setúbal é um vinho de cor escura, aromas de fruta preta bem madura quase em compota, ligeiro abaunilhado devido ao estagio de 8 meses em meias pipas de carvalho, alguns aromas mais florais tambem em evidencia.

Na boca é um vinho denso, aqui nota-se a fruta bem madura envolvida em ligeiro cacau, alguma especiaria, um vinho com bastante corpo com traços mais vegetais a marcarem a prova. Um vinho com uma grande acidez que lhe confere frescura e longevidade. Um final de boca longo, vivo e com alguma complexidade e frescura.

Um vinho que não sendo um topo de gama vale a pena, pois está muito bem feito, e consegue transmitir bem as características da casta, dá muito prazer beber e não envergonha ninguém. Foram produzidas 7000 garrafas das quais 6 já estão na minha garrafeira….

Não digo que seja um vinho imperdível, mas pelo preço que paguei(+/-4,50€ na Makro), faz dele um vinho obrigatório a ter em casa!

Nota:16

FavoriteLoadingAdicionar este vinho à Cave Virtual (clique aqui para adicionar)

Partilhe este artigo:
    Joao Chambel

    Sobre Joao Chambel

    ETOVLiano apaixonado e sommelier. Os vinhos são a sua vida e paixão! Brancos, tintos, rosés, fortificados, espumantes, nacionais e estrangeiros, novos e velhos... A Bairrada é uma das suas regiões de eleição e faz regulares transfusões de Baga e Borgonha.