Blandy’s Malvasia Vintage (2004)

Paisagens de tirar o folego, bailinho, vulcões…bolo do caco…Alberto João e claro…Vinho! Pois é…estamos na Madeira!

A ilha das flores tem uma historia vínica bastante antiga, grandes vinhos eram transportados nas naus em cascos para fazer de balastro, e as travessias do equador faziam com que os vinhos aquecessem e arrefecessem progressivamente o que lhes conferia um caracter único.

Hoje em dia este processo é replicado por aquilo a que chamam de Estufa ou Canteiro.

No método de estufagem os vinhos são colocados em cubas de inox que têm como que um casaco onde circula agua quente que vai aquecendo o vinho replicando assim as variações nas temperaturas pelas passagens pelo equador.

No método de Canteiro os vinhos são envelhecidos em cascos de carvalho, nos sótãos com janelas viradas a sul ou mesmo fora da adega para que o sol os aqueça de uma maneira mais suave e natural.

Outra das diferenças destes métodos é a fortificação. Sendo que alguns vinhos de estufa apenas são fortificados depois de completar o processo para que não haja grande desperdício de álcool.

Os vinhos de Canteiro são fortificados durante ou imediatamente a seguir a fermentação.

A Blandy’s é uma referencia incontornável quando se fala de vinhos da Madeira e este vinho foi uma grande surpresa! Este é o Malvasia 2004…o estilo mais doce e rico de Madeira…

Uma cor âmbar com uma lagrima de enorme persistência como era de esperar…. No nariz, mostra toda a sua complexidade, notas de caramelo…baunilha, frutos secos e ainda leves notas tostadas…passas e amêndoas torradas um vinho aromaticamente fantástico!

Na boca…aqui a historia é outra…todas aquelas notas doces no nariz parecem presentes mas completamente domadas por uma acidez notável… nada esta fora do sitio…aqui mais uma vez sobressaem os caramelizados e os frutos secos bem como algumas notas de iodo e um toque por vezes algo salgado… um vinho que como devem calcular tem um final de boca looooooonnnngggggggooooooooooo…..muito longo e de grande classe!

Este vinho estagiado em Canteiro e é um colheita de 2004…resta dizer que os vinhos da Madeira são vinhos practicamente indestructíveis…. E são vinhos que dão um gozo enorme…

Nota: 17,5

 

 

FavoriteLoadingAdicionar este vinho à Cave Virtual (clique aqui para adicionar)

Partilhe este artigo:
    Joao Chambel

    Sobre Joao Chambel

    ETOVLiano apaixonado e sommelier. Os vinhos são a sua vida e paixão! Brancos, tintos, rosés, fortificados, espumantes, nacionais e estrangeiros, novos e velhos... A Bairrada é uma das suas regiões de eleição e faz regulares transfusões de Baga e Borgonha.