Domaine de Châtenoy, Isabelle et Pierre Clément (2013)

isabelleclementSB2013

Menetou-salon é uma appellation na região do Loire, no seu extremo nascente e vizinha da bem mais famosa Sancerre. Consiste numa área de vinha de apenas 500 hectares. Pois é, de vez em quando eu também bebo vinho de outras paragens, de que já dei conta por aqui. Mas continuo dentro da máxima – só quando é comprado no respectivo país… Trouxe esta garrafa de uma viagem a Paris – essencialmente, pedi ao funcionário da garrafeira um branco do Loire que fosse difícil encontrar em Portugal.

 

O que dizer deste Sauvignon Blanc vindo da sua terra natal? Não sabe a ananás. Não cheira a manga. E a maracujá muito menos. Relva cortada? Nem vê-la. Xixi de gato? Epá, nem me venham com essa. Espargos? Isso é bom é com ovos mexidos…

 

Este vinho, proveniente de vinhas com idade entre 20 e 40 anos, tinha uma cor amarelo-limão, universo que é confirmado nos aromas. É pouco exuberante, nada de exibicionismos, discreto no nariz, mas na prova de boca mostra-se intenso, notas citrinas mais uma vez a insistir no limão, mineralidade evidente, acidez no ponto, sensação de equilíbrio em todos os momentos da prova – e a frescura: off the charts.

 

Sendo elegante, consegue também ser descontraído. Efectivamente, um vinho claramente distinto dos monovarietais da casta que já provei feitos por cá. Deixa-nos a pensar o que valerá o “irmão” de gama superior, o “Cuvée Pierre Alexandre”.

 

Nota: 16,5

 

Preço: 13,50 €

 

FavoriteLoadingAdicionar este vinho à Cave Virtual (clique aqui para adicionar)

Partilhe este artigo:
    Luis Pedroso

    Sobre Luis Pedroso

    Nasceu em 1977 em Lisboa, alguns meses após as vindimas dessa colheita lendária. No entanto, a curiosidade pelo mundo do vinho só se tornou uma paixão depois de outra grande vindima - a de 2007. Arquitecto com uma curta mas agradável experiência de trabalho numa Garrafeira.