O que é este site?

A equipa

O site E Tudo o Vinho Levou [ETOVL] foi lançado a 12 de Maio de 2011, por três dos presentes administradores: Gonçalo Proença, Nuno dos Vieira e Pedro Solano. O ETOVL nasceu como uma base de dados onde estes três enófilos amadores guardavam constância, de maneira simples e despretensiosa, da opinião acerca dos vinhos provados em jantares organizados semanalmente. Um site criado, portanto, com um objectivo muito prático, registar por escrito todas as informações julgadas pertinentes à hora de comprar um vinho: notas de sabor sentidas, o contexto em que foi degustado, o preço e a classificação atribuída. Ao mesmo tempo, este registo deveria estar num suporte que permitisse a sua rápida busca e recuperação.

Actualmente o E Tudo o Vinho Levou afirma-se como um projecto mais sólido e muito mais amplo. São publicados em média dois textos por dia, de segunda a sexta-feira, sobre variados temas vínicos. Conta com uma equipa de seis administradores – Celma Carreira, Gonçalo Proença, João Chambel, Nuno dos Vieira, Pedro Solano e Rita Bueno Maia – que, com diferentes funções e áreas de acção, conduzem este site e os projectos a ele associados. São também os detentores da marca registada E Tudo o Vinho Levou e, por isso, seus únicos representantes legais e utilizadores.

Textos publicados

1. Resenhas de vinhos provados: sempre publicada uma por dia, por volta das 10h da manhã é o tipo de artigo privilegiado no ETOVL. Nas resenhas, é esclarecido o contexto da prova, pois acreditamos que, como qualquer outra experiência humana, também a prova de vinho é determinada pela situação. A abordagem pessoal e subjectiva é valorizada e todas as resenhas contêm as seguintes informações: preço, nota, região, produtor e painel de prova.

2. notícias: normalmente publicadas às 14h. Podem ter uma temática muito variada: publicitação de provas e eventos reportagem de provas e eventos, divulgação de acontecimentos marcantes no contexto vínico nacional e internacional, apresentação de espaços como restaurantes, adegas e winebars.

3. editoriais: artigos cronísticos em que um dos administradores reflecte e incita à discussão sobre um tema relevante para o mercado vínico.

4. ETOVL convida: entrevistas conduzidas pela equipa ETOVL a um convidado do mundo vínico. O primeiro convidado foi Brian Julyan, CEO da Court of Master Sommeliers.

Princípios orientadores

1. todos os produtos resenhados neste site são comprados pelos redactores. Isto significa que o E Tudo o Vinho Levou não aceita amostras de produtores.

2. as resenhas aqui publicadas procuram distanciar-se das sucintas e anónimas notas de prova. Procuram, pelo contrário, apresentar cada vinho como uma experiência pessoal e datada.

3. os textos publicados no site são alvo de revisão linguística, de forma a tentar salvaguardar a correcção na Língua Portuguesa. De notar que os redactores do ETOVL seguem propositadamente a antiga norma ortográfica.

Projectos associados

1. winenique: anualmente, o ETOVL organiza um evento vínico de entrada livre e gratuita que consiste num piquenique vínico. O ano passado, o winenique foi celebrado em Monsanto e reuniu 120 pessoas (www.winenique.pt).

2. tinto cão no Alentejo: o ETOVL está a produzir um vinho 100% tinto cão em Pavia. Este projecto deve-se à vontade sentida por toda a equipa de saber mais para, depois, provar e escrever melhor. Assim, nasceu este projecto em que vindimamos, encubamos, desencubamos, escolhemos a barrica, analisamos, cuidamos, provamos, engarrafamos e rotulamos.

ETOVL na imprensa

1. Dia 8 de Maio de 2012, o Jornal I publicou o artigo “E Tudo o Vinho Levou. Um piquenique de copos para brindar ao bom tempo”, com entrevista a Pedro Solano.

2. Dia 11 de Dezembro de 2012, na Edição da Manhã da SIC Notícias, Sara Antunes Oliveira destaou o E Tudo o Vinho Levou nas suas escolhas.

3. Fevereiro de 2013, a revista Paixão pelo Vinho publicou o artigo, originalmente publicado no site, “ETOVL convida: Brian Julyan, CEO Court of Master Sommeliers”.

Partilhe este artigo:

    Sobre o Autor

    etudoovinholevou.com Site de amigos sobre vinhos e jantares