Os Jantares

O E Tudo o Vinho Levou nasceu e mantém-se como um “site de amigos e jantares”. Os três amigos primogénitos foram Gonçalo Proença, Nuno dos Vieira e Pedro Solano, que se juntavam semanalmente para jantar. A receita era sempre a mesma e infalível: farinheira com espinafres, queijo, chouriço, pão e três garrafas tapadas, uma de 5 euros, uma de 10 e uma de 30. Naquele então, procuravam adivinhar qual a gama de preço de cada vinho provado. E ei-los a debater, a tentar descrever os aromas captados e, não poucas vezes, a descobrir sérios casos de boas compras e sérios casos de produtos inflacionados.

Para que pudessem, mais tarde, procurar o príncipe sapo e evitar o rei vai nu, estes amigos decidiram criar um site sobre vinho degustado nos seus jantares.

Entretanto, volvidos quase dois anos, o site cresceu e alargou-se a nove amigos. Também os jantares foram evoluindo: a escolha de copos foi-se tornando cada vez mais criteriosa; as cristaleiras e as garrafeiras foram-se complexificando; o mapa degustado deixou de ser eminentemente nacional para se estender às diferentes regiões da Espanha, França, Alemanha, Áustria, Hungria, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Argentina e Brasil; as discussões revestiram-se dos novos conhecimentos adquiridos em múltiplas e entusiastas leituras…

Mas, porque há receitas infalíveis, continua sobre a mesa os queijos, os enchidos, o pão e um frango. Provamos todas as semanas e às cegas (pelo menos) dois vinhos brancos e dois vinhos tintos e tentamos destrinçar a sua casta, o seu grau de álcool e a sua proveniência.

Infelizmente é muitas vezes difícil juntar toda a equipa em jantares frequentes. Ao contrário do que almejaríamos, o ETOVL não é ainda a profissão principal dos seus redactores e, por isso, em certas semanas o tempo escasseia. Contudo, às vezes com a presença de uns outras vezes com a presença de outros, prosseguimos com a organização e celebração das nossas provas. Isto porque continuamos a considerar os jantares como um factor de união neste projecto e a prova conjunta e debatida como uma garantia de uniformização na classificação dos vinhos avaliados no site.

Partilhe este artigo:

    Sobre o Autor

    etudoovinholevou.com Site de amigos sobre vinhos e jantares