Prova Régia Arinto (2010)


Tanta conversa decorreu ontem neste site sobre o Arinto, que ao jantar não me contive e abri este Prova Régia Arinto que andava para provar há uns dois meses. Oriundo de Bucelas, a única região demarcada de vinhos brancos em Portugal, este vinho é feito em exclusivo com Arinto, uma das castas brancas mais plantadas em Portugal (alguém mais entendido, fez-me ver que a partir de 2010 o Prova Régia Colheita deixou de ser um DOC Bucelas. Aqui fica a correção).

De cor amarela, o Prova Régia revela no nariz o que vai dar na boca: notas fortes de limão, com laivos de fruta tropical que lhe conferem um toque adocicado muito leve. Na boca, junta-se uma certa mineralidade que ajudam a um excelente equilíbrio na acidez, permitindo ao vinho manter uma frescura assinalável. O final de boca é curto, mas agradável.

Em resumo, um vinho simples mas bom companheiro de uma refeição de peixe, assado ou grelhado, mas tenho algumas dúvidas que se aguente tão bem sozinho. Pelo preço, menos de 3€, vale bem a pena experimentar.

Fica também prometida um visita à região de Bucelas que, apesar da baixa produção, nos tem dado brancos de excelente qualidade e sempre a preços muito razoáveis.

Onde: Na tranquilidade do lar

Preço: Cerca de 3€

Nota: 14 valores

FavoriteLoadingAdicionar este vinho à Cave Virtual (clique aqui para adicionar)

Partilhe este artigo:
    Nuno Dos Vieira

    Sobre Nuno Dos Vieira

    Dizem as más línguas que gosta muito de vinhos. Ele não desmente. Tintos, Brancos, Fortificados, Espumantes e Rosés. Hoje por esta ordem, amanhã talvez por outra. Intrépido bebedor, nunca vira a cara à prova.