Quinta de Cidrô Chardonnay (2010) vs Quinta de Cidrô Gewurztraminer (2011)

2Quinta de Cidrô Gewurztraminer (2011)

“Boxe ou Pugilismo significa bater com os punhos, e é um desporto no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque” (Wikipédia).

A poucas horas de um importante combate para a categoria de peso-médio, a ansiedade instalava-se nos “lutadores” e em todo o staff e público em geral, que fazia as suas apostas e se preparava para assistir àquele que seria o grande combate final do ano nesta categoria.

Estava tudo pronto para o grande evento e a apresentação dos “lutadores” iniciava-se. No canto esquerdo de cor palha carregada estava o Quinta de Cidrô Chardonnay 2010 e no canto direito também de cor palha mas com uns laivos esverdeados o Quinta de Cidrô Gewurztraminer 2011. Tocou o gongo que deu início ao combate!

Entrada de rompante com soco alto de esquerda e gancho de direita do Gewurztraminer que com um nariz poderoso e doce a lembrar caramelos, encostou às cordas o Chardonnay que entrou algo apático e custoso. Mas a resposta não tardou e o Chardonnay desenvencilhou-se das cordas e surgiu com um aroma tropical e torrado. Carregou firme em cima do Gewurztraminer e com soco atrás de soco deixa-o meio atordoado com a sua boca fresca, corpulenta e delicada. Quase a cair, Gewurztraminer responde de boca picante a lembrar molho de pimenta, ervas secas, uma forte mineralidade e uma estrondosa acidez .

O árbitro considera que o “lutador” Chardonnay já não tem condições para continuar e declara um Knockout Técnico.

A vitória no combate é assim atribuída ao “lutador” Gewurztraminer, que com a sua jovialidade e o seu potente final de boca caramelizado, mostra já um enorme potencial de envelhecimento, já que apresenta a madeira já bem ajustada e que com alguns anos de garrafa tende a ficar ainda mais integrada.

Ambos grandes “lutadores”, mas a continuar assim o Gewurztraminer vai ser um grande vinho!

Notas: Chardonnay (15,5) e Gewurztraminer (16,5)

Preços: Chardonnay e Gewurztraminer (ambos aproximadamente 10€)

 

FavoriteLoadingAdicionar este vinho à Cave Virtual (clique aqui para adicionar)

Partilhe este artigo:
    Gustavo Fernandes

    Sobre Gustavo Fernandes

    O vinho tornou-se a sua mais recente paixão! De mero e simples consumidor a enófilo apaixonado, o vinho entrou na sua vida há alguns anos para nunca mais dela sair!...Alegre, bem disposto e brincalhão são algumas das suas “qualidades”…Adora tintos e portos, mas como bom enófilo bebe e prova um pouco de tudo! É fã incondicional da região do Douro e grande apreciador igualmente do Dão…