Sidónio Sousa Garrafeira (2005)

Bairrada: Leitão, Espumantes e claro está…Baga!!

Para mim uma das grandes regiões em Portugal, adorada por alguns, ostracizada por outros! Daqui saem alguns dos melhores brancos e espumantes portugueses. Mas aqui  a terra pertence a Sua Majestade….a Baga!

Uma das mais míticas castas nacionais, uma casta que gera polémica mas que felizmente reúne muitos adeptos, muito devido ao trabalho desenvolvido pelos Baga Friends.

Defensores desta magnifica casta juntaram-se alguns dos melhores produtores da região, Mario Nuno da Quinta das Bageiras, Luis Pato, Filipa Pato, João Póvoa produtor do Kompassus, Sidónio Sousa e o Palace Hotel do Buçaco que juntamente com François Chasans e Dirk Niepoort têm feito a diferença na promoção da região e dos seus magníficos vinhos.

É precisamente de um destes produtores que nos chega mais uma pérola… O Sidónio Sousa Garrafeira 2005.

Considerado por Jancis Robinson como o ultimo grande Baga, valendo-lhe a pontuação de 18,5pts.

É proveniente da ultima colheita de uma vinha centeária, que foi arrancada, é um vinho de topo em qualquer parte do mundo.

Vinho de aromas complexos, com frutos vermelhos maduros, tabaco, especiarias, um perfil clássico…aqui começamos a perceber que estamos perante um Grande Vinho!

Na boca é um vinho, austero, bruto, explosivo, um vinho robusto com uma profundidade inacreditável, um vinho enorme que nos enche a boca e ataca o palato por todos os lados… a fruta de excelente qualidade, amparada pelo estagio em barrica destacam-se…mas é o conjunto que impera, aqui tudo faz sentido, acidez, corpo, fruta, taninos…um final de boca de grande nível, pimentas e leves traços vegetais…um conjunto maravilhoso, um exemplar perfeito da casta!

Um vinho de contrastes…pois por debaixo do manto de rusticidade e potencia tem um toque aveludado que lhe transmite uma grande classe.

Um vinho que ainda tem muitos e bons anos pela frente, um vinho que considero como imperdível….um vinho que não é para meninos! É um Baga á séria…á antiga…que não esta aqui para brincar…mas veio para ficar!!!

A Sidónio Sousa e aos Baga Friends….uma vénia! Obrigado!!!

Nota:18

FavoriteLoadingAdicionar este vinho à Cave Virtual (clique aqui para adicionar)

Partilhe este artigo:
    Joao Chambel

    Sobre Joao Chambel

    ETOVLiano apaixonado e sommelier. Os vinhos são a sua vida e paixão! Brancos, tintos, rosés, fortificados, espumantes, nacionais e estrangeiros, novos e velhos... A Bairrada é uma das suas regiões de eleição e faz regulares transfusões de Baga e Borgonha.