Talentvs Grande Escolha (2010)

Há muito que sigo os vinhos desta quinta, para mim uma das melhores relações preço qualidade nos vinhos do Porto em particular nos LBV’s.  A Quinta de Seara d’Ordens tem apostado nos vinhos de mesa e rapidamente conquistaram a minha atenção.

Este vinho é o novo topo de gama o Talentvs Grande Escolha e foi criado para homenagear João Leite Moreira.

O vinho tem por base a Touriga Nacional que compõe 50% do lote deixando o restante equitativamente dividido pela Touriga Franca e pela Tinta Roriz.

O vinho apresenta uma cor ruby profunda, quase opaco.

Apresenta um aroma muito jovem mas já bem definido pela qualidade da fruta que apresenta e pelos traços florais da Touriga Nacional. As notas de barrica já trazem mais alguma complexidade mas ainda precisa de alguma afinação que só o tempo em garrafa lhe pode trazer. Tenho provado alguns Douros de 2010 e parece-me todos os vinhos estão mais elegantes, gosto.

Na boca a vivacidade da fruta, a explosão de sabores concentrados, especiarias, chocolate amargo, terra…aqui os taninos estão bem presentes e ainda por polir, mas com tempo vai ao lugar. Uma acidez presente mas bem equilibrada fazem antever um vinho que terá uma evolução muito positiva. O final marcadamente especiado é de grande qualidade.

Este vinho é um diamante em bruto, apesar de já dar uma bela prova estou certo que daqui a um ano estará magnífico.

Recomendo a quem o queira provar pratos bem fortes, um ensopado de borrego será uma boa escolha ou uma bela feijoada á transmontana.

Nota: 17

FavoriteLoadingAdicionar este vinho à Cave Virtual (clique aqui para adicionar)

Partilhe este artigo:
    Joao Chambel

    Sobre Joao Chambel

    ETOVLiano apaixonado e sommelier. Os vinhos são a sua vida e paixão! Brancos, tintos, rosés, fortificados, espumantes, nacionais e estrangeiros, novos e velhos... A Bairrada é uma das suas regiões de eleição e faz regulares transfusões de Baga e Borgonha.