Xi-Coração Reserva, Branco (2013)

xi_cResBco2013

O projecto Xi-Coração tem raízes na Quinta da Timpeira, no Baixo Corgo, e pretende, de forma sustentada, recuperar a actividade desta Quinta, em todas as suas vertentes – sendo o vinho um dos pilares desse processo, naturalmente. A produção dos 10 hectares de vinha sendo vendida para a produção de Vinho do Porto, mas chegou o momento de dar o passo seguinte e avançar com produção própria de vinhos Douro DOC.

 

O primeiro tinto surgiu em 2011, tendo já sido lançado o sucessor de 2012 – diferentes blends de Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Barroca, sem passagem por madeira – e existe já um Reserva a caminho. A enologia tem estado a cargo de José Carlos Fernandes (da Casa de Mateus) e de Steven Beall, que conta no currículo com uma passagem pela Domaine Maestracci, na Córsega. A vinificação, para já, ocorre na Casa de Mateus, mas a Adega própria é um projecto em andamento. Na edição do Outono de 2015 do Mercado de Vinhos do Campo Pequeno tive a ocasião de provar os dois tintos Colheita, e decidi levar comigo este Xi-Coração Branco Reserva, para provar mais calmamente em casa.

 

Trata-se de um blend, em partes muito aproximadas, de Viosinho, Gouveio e Malvasia e conta, neste caso, com uma passagem por madeira (6 meses). Esta é evidente ao longo da prova, mas não me parece excessiva. Destacam-se aromas a fruta branca, sempre acompanhados pelo suporte da barrica e uma mineralidade bem presente. O vinho tem uma boa estrutura que lhe confere alguma versatilidade gastronómica e parece-me no ponto ideal para consumo. Tem um final longo, a prova é equilibrada e os 14,5% de graduação acabam por não se fazer sentir. Não sei qual o PVP deste vinho, apenas o preço a que foi vendido no evento.

 

Ficaremos à espera dos próximos capítulos deste novo produtor – que, creio, ainda não tem os seus produtos colocados em Lisboa. Para mais informações, poderão visitar o site em http://www.xicoracao-douro.com.

 

Nota: 16

 

Preço: 7,00 € (preço de feira)

 

FavoriteLoadingAdicionar este vinho à Cave Virtual (clique aqui para adicionar)

 

Partilhe este artigo:
    Luis Pedroso

    Sobre Luis Pedroso

    Nasceu em 1977 em Lisboa, alguns meses após as vindimas dessa colheita lendária. No entanto, a curiosidade pelo mundo do vinho só se tornou uma paixão depois de outra grande vindima - a de 2007. Arquitecto com uma curta mas agradável experiência de trabalho numa Garrafeira.